sexta-feira, 15 de março de 2013

Antipatia à primeira vista

Por quê sentimos antipatia por alguém que estamos vendo pela primeira vez? O que nos leva a não gostar de uma pessoa que nunca nos fez mal? Estas perguntas ficaram na minha mente após um fato que assisti e não sosseguei até encontrar uma resposta:

Outro dia entrei em um estacionamento e quase fui atropelada, não por um carro, mas por dois cães que corriam tentando pegar um gato que tinha acabado de entrar no estacionamento. Torci para que o bichano conseguisse escapar de seus perseguidores e ele conseguiu. Ao mesmo tempo em que assistia aquela cena uma pergunta surgiu na minha mente: o porquê daquela rivalidade entre o cão e o gato. Mesmo que nunca tenham se visto ou convivido, basta um cruzar o caminho do outro para desencadear a aversão. Como explicar esse sentimento nestes animais? Depois de muita pesquisa fiquei sabendo que nos ancestrais do cão e do gato a disputa pela caça provocava essa hostilidade e, por isto, os gens destes animais, mesmo domesticado, já viriam com esse instinto de defesa, qual seja, o de marcar território para impedir que o rival se aproxime e venha futuramente a disputar a caça. Todos nós já passamos pela experiência de sentirmos uma antipatia gratuita por uma pessoa que acabamos de conhecer. Nada sabemos a respeito daquela pessoa que justifique a nossa antipatia. Como explicar este sentimento nos homens?  Nos animais seria o de marcar território para preservar a caça, já nos homens esta mesma explicação não faria o menor sentido, eis que, a aversão dos cães é por todos os gatos e não por um gato específico, enquanto que nos homens não é por todas as pessoas, mas por determinada pessoa. Daí, a conclusão que: essa antipatia seria alguma lembrança desagradável de vidas passadas que guardamos sobre aquela pessoa e quando a reencontramos o nosso espírito a reconhece causando essa antipatia.

5 comentários:

  1. E quando é ao contrário e a pessoa fala mal de vc para todos , influenciando negativamente , e vc chega ate sentir um arrepio perto dela , ,mas no meu caso tive que mudar de ambiente por causa dela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontece comigo no meu trabalho... Pura inveja! Mas jamais mudarei de ambiente por causa disso! Ela q se exploda e desapareça de Lá...

      Excluir
  2. Olá,
    No seu caso há três possibilidades: essa pessoa traz lembranças negativas de você de vidas passadas e, aí, te trata mal para você não se aproximar; ou pode ter feito mal a você em vidas passadas e tem medo que você retribua, por isto, ataca para se defender; ou pode não ser problemas de outras vidas, simplesmente, ela tem inveja de você e tenta te prejudicar. Você já fez o que é certo, ou seja, se afastou dela.
    Abços.

    Rita Maria

    ResponderExcluir
  3. Onde trabalho há quase 20 anos, chegou uma há pouco tempo, q nem me conheceu direito e já falou mal de mim e fala p todos,tentando arrumar inimigos p mim. sempre fui e sou amiga de todos, e ela não suporta isso... Isso com certeza é simplesmente uma inveja mórbida, louca... Mas Deus sempre está me protegendo... É indiferente p mim a presença dela! A inveja q ela sente a corrói, enquanto isso vivo muito bem e feliz...

    ResponderExcluir
  4. Comigo acontece muito. De cada 10 pessoas, 6 antipatizam comigo sem mesmo trocarmos palavras. Exemplo: Se tem uma pessoa para atender 10 e eu sou a terceira a chegar, a pessoa tenta me atender em último lugar pq não foi com a minha cara. Eumeio que me acostumei com isso, então agora fico olhando para o chão (na esperança de não ser odiada sem motivo). Diminuiu um pouco a antipatia antecipada, mas ainda não resolveu.

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin